A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de saúde, informa sobre a vacinação contra COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. A primeira etapa da vacinação será para crianças com deficiência permanente e comorbidades. A vacinação será nos dias 25 e 26 de Janeiro (terça e quarta-feira) a partir das 07:30 da manhã até às 10:30, na USF Mato Grosso.
Lembrando que é obrigatório a presença dos pais ou responsáveis e necessário levar o cartão do SUS, cartão de vacinas, comprovante de endereço, a certidão de nascimento e CPF ou RG da criança. Obrigatório o documento que comprove a deficiência ou comorbidade da criança.
SOBRE A VACINA:
O país iniciou, na sexta-feira (14/01), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Apesar das notícias falsas que boicotam a adesão ao imunizante e maximizam os riscos de ocorrências adversas, reproduzidas inclusive por autoridades, levantamento da Fiocruz aponta que 8 em cada 10 famílias pretende vacinar seus filhos.
A vacinação infantil contra covid-19 é segura e deve ser intensificada para garantir o controle da doença no Brasil e uma volta às aulas mais segura.
Avaliação da Anvisa atestou segurança do imunizante da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos. A vacina é imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz. Relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas em crianças, confirma a segurança, atestada também pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A versão infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os adolescentes e adultos.
Em 2021, quase 20 mil crianças e adolescentes foram hospitalizados em decorrência da covid. Segundo levantamento da Fiocruz, 1.422 morreram vítimas pela covid-19 até o dia 4 de dezembro. É a doença passível de prevenção por vacina que mais mata crianças no Brasil.
Os bebês e crianças menores de 5 anos apresentaram maiores taxas de complicações e óbitos, em comparação a crianças maiores de 5 anos. A Anvisa está avaliando solicitação do Instituto Butantan que pede liberação da Coronavac para crianças a partir de 3 anos.